Os eleitores de 2.748 cidades brasileiras terão apenas duas opções para votar ao cargo majoritário em seus municípios. Isso é o que aponta um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base nos dados das candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O número representa 49% dos municípios do Brasil e tal índice é o segundo maior da história recente, ficando atrás apenas das eleições de 2000, quando 2.794 cidades tiveram apenas duas candidaturas a prefeito.
Na microrregião de Pinhalzinho há apenas dois candidatos nos municípios de Águas Frias, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, Jardinópolis, Maravilha, Modelo, Nova Itaberaba e Serra Alta. Outras cinco cidades tem três candidaturas, casos de Pinhalzinho, Saudades, Nova Erechim, Sul Brasil e União do Oeste, ou então quatro postulantes ao cargo, como em Cunha Porã e São Carlos.
O principal embate partidário a nível nacional é entre PP e MDB, que disputam em 168 municípios, seguido de MDB e PSD em 154 municípios e MDB e PL em outras 111 cidades. Os partidos mais envolvidos em disputas entre apenas dois candidatos são: MDB (900), PSD (753), PP (646), União Brasil (523) e Republicanos (434).